RESPONSABILIDADE SOCIAL

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Sustentabilidade na Prática

O grande capital de um homem não é seu dinheiro ou suas propriedades, mas as parcerias ou os relacionamentos que ele conquista durante o tempo de estrada por aqui.

Isso vale tanto para as pessoas como para as empresas.

Para as pessoas, relacionamentos fortes são aqueles nascidos devagar, sem vislumbre de vantagens unilateral, de forma saudável, norteados pela dignidade, pela simplicidade e pela transparência. Para as empresas, as bases são as mesmas, pois nunca podemos nos esquecer que as empresas agem pelas pessoas. E, assim sendo, se uma pessoa tiver índole e princípios bons como direção de conduta de vida, certamente as suas ações diárias, como profissional em atuação na empresa, serão pautadas pela mesma estrutura de comportamento.

Para os homens chama-se este conjunto de atitudes admiráveis de “bom caráter”. Para as empresas, as ações socialmente justas e ambientalmente corretas, bem como as viabilizam a condição econômica para a sua existência e continuidade, são chamadas de “sustentabilidade”.

Para serem duradouras, estas formas de condutas precisam ser naturais, uma ação automática. Nada forçado.

A princípio, trabalhar considerando os princípios da sustentabilidade parece ser difícil, mais caro, dá trabalho, emperra a produção e o progresso. Na verdade, simplificando, tanto para empresa como para uma pessoa, sustentabilidade significa apenas agir com respeito pelo que é seu tanto quanto pelo o que é dos outros.

Apenas isto. Simples assim.

Quer como pessoa, quer como empresa, nunca podemos perder a oportunidade de construir e alicerçar relacionamentos. E, para que sejam firmes, este ambiente deve ser amplo, envolvendo os patrões e os funcionários, os funcionários entre si, as famílias, a sociedade onde vivem, as comunidades que os cercam, os fornecedores e os clientes. Afinal, todos estamos neste mesmo ambiente chamado “agora”. Amanhã os protagonistas desta história serão os nossos filhos e depois os filhos deles.

A MECAT busca ser sustentável na prática, no cotidiano de suas ações e compromissos, envolvendo todo o leque de relacionamentos, quer com os clientes, quer com os fornecedores, quer com os funcionários, para os quais oferece, além das ações já citadas, área para lazer com campo de futebol e sala de jogos, Plano de saúde Unimed, Plano Odontológico Uniodonto, Refeição, Vale transporte, Seguro de vida, Morada (alguns funcionários residem em casas de propriedade da MECAT), Campo de Futebol para os funcionários, dentre outras ações ambientais, como o Descarte Sustentável de Lixo (destaca-se que o valor conseguido por meio da venda de sucata é revertida para os próprios os funcionários ).

Estas ações, como um todo, permitem a rotina diária do trabalho ter significado diferente, e fazem, certamente, a vida valer a pena.


ESCOLINHA DE FUTEBOL INFANTOJUVENIL MECAT

 

A escola de iniciação esportiva MFC MECAT Futebol Clube foi criada em 2009 pela MECAT Filtrações Industriais com a finalidade de transformar a vida de crianças através da prática esportiva, educacional e social, de maneira orientada através de guias técnico-disciplinares.

Em sete anos ,150 alunos foram beneficiados por ele. Por meio do futebol , esporte que é paixão nacional jovens crianças terão um crescimento saudável com a probabilidade torna-se quem sabe um futuro astro, sem nenhum custo para  a família. “ o foco é promover a prática esportiva educacional e social, de maneira orientada e com acompanhamento técnico. A nossa maior preocupação é com a formação de cidadãos saudáveis”, afirma Attilio Turchetti, fundador e presidente da MECAT.

Hoje, o projeto conta com um campo maior para as atividades e atende mais de 40 crianças entre 6 e 15 anos de idade.





INCENTIVOS CULTURAIS

CAVALGADA MECAT 

A cavalgada é uma manifestação cultural na região em que a MECAT atua. É uma forma de passeio realizado por grupos de cavaleiros e amazonas que envolve de criança a idoso. Hoje essa prática é considerada uma mistura de religião, esporte, aventura e tornou-se, principalmente, um patrimônio histórico cultural, trazido com orgulho dentre as emoções de quem pratica.
Promove, de maneira prática, fé e amizade. Além disso, a cavalgada pelo país afora desempenha um papel importante no comércio das localidades onde são realizadas.

Desde 2012, o empresário Attilio Turchetti e sua família promovem a cavalgada MECAT em Abadia de Goiás. 

O movimento nasceu devagar, de maneira natural, como uma ação entre amigos, e foi  ao longo dos anos ganhando corpo e força. Na edição deste ano, a cavalgada teve presença de mais de 2.000 pessoas com cavaleiros representantes, funcionários e amigos.

Consagrada como uma tradição local que movimenta a cidade, a Cavalgada Mecat recebeu 637 cavaleiros, um dos maiores números da região. Este é o projeto ousado da idealizadora Eliana Turchetti, com o desejo de incentivar a paixão do filho do casal, Marco Aurélio Turchetti, pela equitação, além de contribuir com a valorização da cultura e tradição regional. Diz a matriarca da família “Tudo o que fazemos é para manter a tradição. Temos este compromisso anual com o aniversário de um querido amigo.”

O evento reúne comitivas de cavaleiros e amazonas, familiares, amigos e amantes da vida no campo, que fazem um passeio na cidade e entornos. Com uma festa acompanhada de músicas tradicionais regada a uma alimentação típica, apresentações culturais, exposição de animais e jogos familiares, como bingo e sorteio.



RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

Os equipamentos desenvolvidos e fabricados pela MECAT necessitam de pouco uso de água e, em vários casos, são aplicados no tratamento dos efluentes industriais para separar microsólidos insolúveis e substâncias coloidais contidos no líquido a ser processado, diminuindo a poluição ambiental.

A fabricação dos equipamentos e máquinas não gera resíduos poluidores, pois o sólido de descarte é constituído somente de fragmentos metálicos de aço inox. Esses materiais são vendidos a recicladores e o dinheiro recebido é utilizado nas festas de confraternização e eventos institucionais.

Tem alguma dúvida?

Entre em contato com nossa equipe, estamos prontos para lhe atender

Entrar em contato